
"A canção havia sido batizada originalmente como Tema de Jango, já que foi feita para a trilha sonora do filme sobre o ex-presidente João Goulart de Silvio Tendler. "Nessas circunstâncias a música deveria ao mesmo tempo ser triste e passar uma mensagem de esperança. Encarregado da tarefa, Wagner Tiso compôs uma melodia tocante, mas em tom maior, no caso sol maior, inspirada na cena dos garis varrendo a rua no dia seguinte ao comício . Wagner Tiso afirma que a história da música mudou totalmente de rumo após ganhar letra e ser gravada ao vivo por Milton Nascimento. "Era o momento da campanha Diretas-Já e ela começou a se tornar um hino da juventude", recorda o compositor.
Com a morte de Tancredo, no entanto a canção se transformaria em uma espécie de pavana do presidente morto, tornando-se tema de fundo das reportagens de TV, exatamente na gravação, instrumental, de Wagner Tiso, pontuada por uma flautinha andina por sugestão do cartunista Henfil. "Assim, a música acabou ganhando status cívico e conotação política, emocionando todo o País.
Após a estréia de "Jango", Milton Nascimento fez a letra da canção, baseado na lembrança do enterro do estudante Edson Luís, morto pela polícia em 68, cantando-a nos três shows realizados no Palácio das Convenções de São Paulo, em novembro de 83. O titulo da música foi tirada de uma flor muito comum em Minas Gerais, chamada Coração de estudante."
MÚSICA ORIGINAL
ÁUDIO DO ARRANJO PARA ORQUESTRA DE CORDAS, FLAUTA E CLARINETE
R$ 50,00
Arranjo completo para orquestra de cordas, flauta e clarinete e partes separadas
Para comprar através de depósito ou transferência
Após o pagamento envie o comprovante e o nome da música para: adriano.carrijo.j@hotmail.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário